AppFresh

Gerir software no Mac OS X pode dar algum trabalho (assim como em qualquer outro sistema). Quase todos os dias novas versões do software que temos instalado no nosso sistema são lançadas, resolvendo alguns problemas quem nem suspeitávamos que o mesmo possuía.


Application Icon



Manter este software sempre actualizado pode ser uma tarefa árdua. Felizmente existe uma pequena aplicação gratuita que pode ser utilizada para isso mesmo. Chama-se AppFresh, e permite verificar o software que está instalado no nosso sistema, e através da ligação à Internet, ir verificar se existem ou não versões mais recentes desse mesmo software. Caso existam, o AppFresh descarrega-as e instala-as no nosso sistema (esta instalação não é automática e exige a participação do utilizador). Simplesmente fabuloso.



Vale a pena experimentar.




Análises ao Mac OS X Leopard

Sem dúvida que uma das melhores e mais completas reviews que vi do novo Mac OS X 10.5 Leopard que vi até hoje na web, é aquela que nos é apresentada pela Ars Technica e que pode ser lida aqui.


Mais uma novidade sobre o Leopard. Hoje passei por uma loja da Fnac, e já lá estava à venda o Leopard (129,99 euros).



Gimp 2.4, mas para Mac OS X

About GIMP.jpg

Esse grande editor gráfico para plataformas Linux, de seu nome Gimp, chegou à versão 2.4, ainda sem a tão esperada e discutida reformulação da sua interface.


Este excelente editor gráfico,rivaliza em termos de qualidade com o Adobe Photoshop, mas apresenta uma importante diferença, que é facto de ser open-source e gratuito.


Existem diversas versões do Gimp para Mac OS X igualmente. Pessoalmente, prefiro usar o Gimp.app, mas existem outras, como por exemplo o Gimpshop. Ambas necessitam do X11 para Mac para correrem, e o seu desempenho é muito bom.


Ainda não saiu a versão 2.4 final para Mac OS X, mas já existe uma versão 2.4 rc3, que é igualmente muito boa.


Vale a pena experimentar e usar.

Mac OS X 10.4.11

Ao que parece a resposta à minha pergunta do Safari 3 tem a sua resposta nas próximas horas.


Parece que a Apple tem na calha a última actualização para o Tigre (10.4.11), dois dias antes que Leopardo começe a rugir por aí.


Ok, vamos a ver...

Builds optimizadas de Firefox

Esta é uma dica para todos os utilizadores do sistema operativo Mac OS X e que sejam simultaneamente utilizadores do Firefox.


Se procuram um pouco mais de velocidade para o vosso browser Firefox em Mac, podem usar uma build especial do Firefox para o vosso sistema e para o vosso processador. Se procuram uma build optimizada para Macs G4, G5 ou Intel, não procurem mais. Vão ao site BeatnikPad, e saquem de lá a versão mais adequada ao vosso sistema.


Aqui ficam os links:



Vão notar uma ligeira melhoria em termos de velocidade dos mesmos.


Finalmente deixaram de se fingir surdos:

Como foi dito hoje pelo Steve: "We want native third party applications on the iPhone, and we plan to have an SDK in developers’ hands in February." O problema é saber até que ponto eles levam a afirmação "digital signature that can be traced back to a known developer". Falta agora saber quem faz a certificação. Se a for a Apple, se ela cobrar por isso (e tinha aí mais uma fonte de receita com trabalho feito por outros), e até mesmo que o não faça, já estou a ver dificuldades para o software aberto.
Fico à espera de Fevereiro para ver...
Rui Marinheiro

Safari 3 final, quando?

Ei Apple? Agora que o Leopard(o) está na calha, que tal mandares cá para fora uma versão final do Safari 3, para todos aqueles que não fazem já o upgrade para o Leopardo?


Isso é que dava jeito... quando é que isso vai acontecer?

Ingenuidade...

...fui tentar encomendar o Mac OS X 10.5 Leopard no site da Amazon (ainda por cima com um desconto de $20, e sem pagar a entrega). Não tive sorte.


Amazon.com Checkout_ Items.jpg

Chegou!!!

Vai ser lançado oficialmente no dia 26 de Outubro, mas já pode ser encomendado na loja on-line da Apple.


skitched-20071016-150103.jpg

Testar o blogue no iPhone

Pessoal, ainda na onda do meu post anterior sobre como preparar o blogue para poder ser visualizado mais facilmente pelo iPhone e pelo iPod Touch, e para aquelas “alminhas”, que como eu, não possuem um iPhone ou um amigo com um, podem usar uma aplicação fabulosa (para Mac OS X) que se chama iPhoney.



O iPhoney é uma aplicação gratuita e (agora) open-source que permite emular como o conteúdo dos web-sites são visualizados por um iPhone real. É visualmente muito agradável, e permite uma experiência de navegação muito semelhante à de um iPhone real. Para testarem o vosso web-site, basta introduzirem a URL no browser do iPhoney, e aguardarem o resultado.



Fiz dois testes com o meu blogue para ver os resultados. No primeiro teste usei o Web Kit User Agent, e a minha página apareceu renderizada como se estivesse a usar o Safari no notebook, e no segundo teste usei o iPhone User Agent, para ver a visualização do meu blogue usando o iWPhone, que havia sido instalado.



Aqui ficam os resultados...



WindowWindow-1



Technorati Tags: , , , ,

Preparar blogue para o iPhone...

Se usam o Wordpress (não o Wordpress.com) como a vossa plataforma de blogue, e gostariam de preparar o vosso blogue para que pudesse ser visualizado pelo iPhone (ou iPod Touch), já é possível fazê-lo graças ao plugin iWPhone.



Para isso basta:



  1. Descarregar o ficheiro ZIP que contém o plugin e o tema para Wordpress iWPhone;
  2. Extrair o conteúdo do ficheiro para uma directoria;
  3. Encontrar o ficheiro "iwphone.php" nessa directoria e copiá-lo para a directoria wp-content/plugins/;
  4. Encontrar e copiar a directoria "iwphone-by-contentrobot" para a directoria wp-content/themes/;
  5. Ir à área de Administração do Wordpress, escolher Plugins e activar o plugin "iWPhone";
  6. Usar o Safari do iPhone ou do iPod Touch, digitar a URL do blogue, e verificar o resultado.


E pronto, o belo do vosso blogue passa a poder ser visualizado num formato iPhone-friendly (se é que isso é mesmo importante para algo).



Não espero que alguém vá ler o meu blogue através do iPhone, mas pelo sim pelo não, este blogue já está igualmente preparado para isso.



Technorati Tags: , ,

Novidades do gadget mais apetecível... o iPhone

iPhone SIM Free announces 1.1.1 SIM Unlock, iPhone Unbricking:


Ok está-se mesmo a ver qual o caminho que isto está a tomar: iPhone desbloqueado, update da Apple, iPhone desbloqueado, update de Apple, ...



É mais uma tradicional luta entre o protege e o desprotege, o ambiente tradicional de quem trabalha em segurança. De um lado os que tentam proteger, do outro lados os que tentam quebrar essa mesma protecção.



Esse é igualmente o caminho do iPhone. Nada é 100% seguro. Nada é 100% inquebrável. Nem o gadget mais esperado e desejado do mercado. Hackers vão continuar a tentar desbloquear o iPhone e a consegui-lo, a a Apple vai lançando patches atrás de patches, para resolver problemas e bloquear de novo o iPhone. É o preço da exclusividade da AT&T, com a qual a Apple lucra (e muito).



Já foi referido que este modelo poderá não funcionar em França, em que a lei requere que se possam obter os telemóveis numa versão desbloqueada, requisito este que não está actualmente ao alcançe da Apple por via dessa mesma exclusividade. Inclusive, nos EUA estão a aparecer os primeiros processos contra a Apple e AT&T por abuso de posição concorrencial e monopolista. A meu ver este será o primeiro de muitos, até a Apple perceber que terá que oferecer o iPhone numa versão livre (muito mais caro é certo, mas livre).



Entretanto o frenesim não pára, e apareceram recentemente duas novidades neste campo. Em primeiro lugar, a possibilidade descoberta pela iPhone Elite Team que permite efectuar um downgrade do firmware do iPhone da versão 1.1.1 para a versão 1.0.2 mantendo o estado de desbloqueado. Sem dúvida isto é útil para quem descobriu (e apesar dos avisos da Apple) que ao efectuar o upgrade do firmware para a versão 1.1.1, transformava o seu telemóvel geek no "tijolo" mais caro do mercado, e que não estaria disposto a dispender os cerca de 100 dólares pelo software do iPhone SIM Free. Por outro lado, outra das novidades neste campo é o facto de já ter sido possível desencriptar a ramdisk do iPod Touch e do iPhone. As vantagens disto? Possibilitar o aperecimento de novas ferramentas (gratuitas) alternativas ao processo pago da iPhone SIM Free, mais rapidamente, tornando o processo de "unbricking" mais facilitado e acessível a todos (pelo menos para os felizes possuidores deste belo gadget).



Technorati Tags: , ,

FileMaker Campus Productivity

FileMaker é o nome de uma conhecida base de dados comercial para ambientes MacOS X (embora exista uma versão igualmente para Windows). Acabou de ser lançada uma versão gratuita designada por FileMaker Campus Productivity (FMCP), destinada a estudantes de todo o tipo.



Filemaker Campus Productivity Kit

A FMCP é uma ferramenta que está desenhada para ajudar os estudantes a serem mais organizados e mais produtivos na escola, no trabalho e em comunidade.


Contém 5 módulos previamente concebidos e prontos a serem utilizados:



  • Gestão de Contactos
  • Organização de Pesquisa/Investigação e de Aulas
  • Acompanhamento e monitorização de trabalhos de grupo
  • Coordenação de eventos
  • Estabelecimento de prioridades em lista TODO

Uma ferramenta para ajudar no trabalho académico vale sempre a pena, ainda por cima gratuita. Será que isto também escreve a tese de PhD por mim? ;-)



Technorati Tags: , , , , , , , ,

NeoOffice 2.2.2

Sem dúvida alguma que uma das melhores suites de produtividade para o Mac OS X é o NeoOffice. O NeoOffice é baseado no OpenOffice, mas não tem qualquer dependência do X11, ao contrário da versão do OpenOffice para Mac. É certo que o OpenOffice está igualmente a desenvolver uma versão do OpenOffice para Mac, baseada em Aqua, mas que ainda está cheia de bugs.



 Neojava Images Ship2



Neste momento não tenho qualquer dúvida em recomendar o NeoOffice como uma boa alternativa ao Office 2004 for Mac da Microsoft, embora o iWork'08 da Apple, esteja igualmente muito bom. Fico a aguardar o Office 2008 para Mac, para ver se a minha escolha se mantém.



Foi entretanto lançada esta semana, uma nova versão do NeoOffice (2.2.2) que acrescenta alguma estabilidade e performance à anterior versão assim como oferece um suporte mais completo para os novos formatos do Microsoft Office 2007, embora, e se querem a minha opinião, os formatos nativos do NeoOffice (o formato Open Document Format), continuem a oferecerem vantagens e velocidade sobre os formatos "Microsoft Office 2007". Usem apenas os formatos "Microsoft Office 2007" quando tiverem que partilhar os vossos ficheiros com alguém que apenas use essa mesma plataforma.




 Neojava Images Sample-1



Na minha opinião, o NeoOffice (e consequentemente o OpenOffice) apenas terão que evoluir um pouco mais o suporte que oferecem para visualização de mudanças no documento (vulgarmente designado por Track Changes), que deveria ser implementado de uma forma mais user-friendly. Quer no Pages'08, quer no Microsoft Office, as alterações são mostradas ao utilizador em forma de "balões" no lado do documento, enquanto que no NeoOffice estas são mostradas directamente no texto, prejudicando a legibilidade do mesmo. Não sei se isto estará diferente no OpenOffice 2.3.




Vtcsjdmdieeemultimedia Cameraready-V1-1-1.Pages


Vtcsjdmdieeemultimedia Cameraready-V1-1-2.Doc - Neooffice Writer


Enfim, uma alternativa gratuita, a diversas suites de produtividade existentes para Mac OS X.







Technorati Tags: , , , ,

Update de Firmware de Bateria do MacBook Pro

A Apple lançou hoje um update do firmware da bateria do MacBook Pro de 15".
A descrição do processo de instalação está aqui.

Está a chegar...

Apple-Mac-Os-X-105-Leopard-1024X768.Jpg 1024×768 Pixels



Technorati Tags: , ,

iPhone em França

Estava aqui a ler os feeds e passei os olhos pelo Slashdot por um artigo que chamou claramente a minha atenção.


Este artigo alerta para a possibilidade do modelo de negócios usado até então pela Apple para a comercialização do iPhone, não ser possível de usar em França. Aparentemente, e segundo a lei francesa, todos os telefones móveis devem ser passíveis de ser adquiridos numa versão desbloqueada. A Apple não vai poder vender os telemóveis desbloqueados em França, uma vez que assinou um contracto de exclusividade com a AT&T por um período de 5 anos, e como tal se começasse a vender iPhones desbloqueados "curto-circuitava" este acordo, criando a existência de mercados paralelos.


Não sei até que ponto, outros países da UE terão o mesmo tipo de legislação, mas dado o ênfase que a própria UE coloca sempre na criação de medidas legislativas que impeçam a livre concorrência, devem existir países em situações semelhantes (digo devem, mas não sei se existem de facto).


Eu até posso concordar com o facto de apenas existirem versões bloqueadas de iPhones, e que estão "agarradas" a um determinado operador, apenas se no final do período do contracto, eu puder desbloquear o mesmo, e usá-lo com o operador que eu quiser. Aliás é isso que acontece nos dias que correm. Será que o modelo será aquele que será seguido pelo iPhone? Se não fôr, estará a Apple a violar mais alguma norma europeia, e quais serão as consequências disso mesmo?


Já deu para perceber, que todas as tentativas que foram realizadas para desbloquear o iPhone, vão ser rapidamente resolvidas com os updates que a Apple vai lançar, e que quem tiver desbloqueado o iPhone, e resolver instalar esses mesmos updates, será rapidamente convertido no dono de um "iBrick" state-of-the-art.


O iPhone não deixa de ser um belo aparelho, mas ao que parece, o seu lançamento europeu não será tão livre de problemas como aconteceu do outro lado do Atlântico. Veremos que problemas irão ocorrer durante os próximos tempos, por aqui no velho continente...




Technorati Tags: , , ,

Novos anuncios do iPhone




Parece que há novos anúncios por ai..

Nova versão do Vienna

Para ler os feeds RSS uso no Mac o Vienna. O software foi recentemente actualizado para a versão 2.2. Esta nova versão possui um interface completamente redesenhado, e mais integrado com as restantes aplicações Mac OS X.

Recomendo a sua utilização.

Vienna - (39 Unread)

Pixelmator

Hoje, quando abri a minha caixa de correio tinha uma pequena grande surpresa. Tinha um email a anunciar que o Pixelmator já estava disponível para download.



200709261127

O Pixelmator é um editor de imagem para Mac OS X, que combina as suas boas funcionalidades com um excelente preço. Vale a pena experimentar.

Boot Camp, Path Finder e Tioti.com

Apple Boot Camp

Ao que parece a ferramenta Boot Camp, que permite aos utilizadores Mac OS X terem um sistema com dual boot que permite optar entre o Mac OS X ou o Windows aquando do boot dos seus sistemas, tem os seus dias contactos enquanto ferramenta gratuita.

O Boot Camp, ferramenta em versão Beta e limitada no tempo, deixará de funcionar quando o Leopard for comercializado. Ao que parece, a Apple poderá servir-se do sucesso do Boot Camp, para incrementar um pouco as vendas do Leopard (Mac OS X 10.5), segundo o que um documento oficial da Apple confirma: "The license to use Boot Camp Beta expires when Mac OS X 10.5 Leopard is available to the public. To continue using Boot Camp at that time, upgrade to Mac OS X 10.5 Leopard". Ainda não está muito claro se as versões já instaladas do Boot Camp vão deixar de funcionar, ou se a Apple deixará pura e simplesmente deixar de emitir novas licenças.

Path Finder

O Path Finder é um substituto do Finder no Mac OS X, que permite adicionar um conjunto de novas funcionalidades ao gestor de ficheiros por defeito do Mac OS X, o Finder.

Apesar de ser uma ferramenta paga (custando cerca de 35 dólares), acho que justifica perfeitamente o seu preço por ser uma ferramenta bastante útil.

200710030138

Foi recentementa lançada a versão 4.8 desta ferramenta, que acrescenta uma interface mais bem desenhada, a possibilidade de definir configurações diferentes por pasta, suporte para o Leopard, suporte para o Subversion, várias janelas com tabs, e entre muitas outras.

Depois de experimentarem o Path Finder, vai ser dificil voltar a usar o Finder.

Tioti.com

Para terminar, gostaria de destacar o Tioti.com, um site para os verdadeiros fãs das séries televisivas. Vale a pena explorar todas as suas funcionalidades, e acompanhar (e até descarregar) os episódios das nossas séries favoritas.

200710030142


Technorati Tags: , , , , , , , ,