Novidades do gadget mais apetecível... o iPhone

iPhone SIM Free announces 1.1.1 SIM Unlock, iPhone Unbricking:


Ok está-se mesmo a ver qual o caminho que isto está a tomar: iPhone desbloqueado, update da Apple, iPhone desbloqueado, update de Apple, ...



É mais uma tradicional luta entre o protege e o desprotege, o ambiente tradicional de quem trabalha em segurança. De um lado os que tentam proteger, do outro lados os que tentam quebrar essa mesma protecção.



Esse é igualmente o caminho do iPhone. Nada é 100% seguro. Nada é 100% inquebrável. Nem o gadget mais esperado e desejado do mercado. Hackers vão continuar a tentar desbloquear o iPhone e a consegui-lo, a a Apple vai lançando patches atrás de patches, para resolver problemas e bloquear de novo o iPhone. É o preço da exclusividade da AT&T, com a qual a Apple lucra (e muito).



Já foi referido que este modelo poderá não funcionar em França, em que a lei requere que se possam obter os telemóveis numa versão desbloqueada, requisito este que não está actualmente ao alcançe da Apple por via dessa mesma exclusividade. Inclusive, nos EUA estão a aparecer os primeiros processos contra a Apple e AT&T por abuso de posição concorrencial e monopolista. A meu ver este será o primeiro de muitos, até a Apple perceber que terá que oferecer o iPhone numa versão livre (muito mais caro é certo, mas livre).



Entretanto o frenesim não pára, e apareceram recentemente duas novidades neste campo. Em primeiro lugar, a possibilidade descoberta pela iPhone Elite Team que permite efectuar um downgrade do firmware do iPhone da versão 1.1.1 para a versão 1.0.2 mantendo o estado de desbloqueado. Sem dúvida isto é útil para quem descobriu (e apesar dos avisos da Apple) que ao efectuar o upgrade do firmware para a versão 1.1.1, transformava o seu telemóvel geek no "tijolo" mais caro do mercado, e que não estaria disposto a dispender os cerca de 100 dólares pelo software do iPhone SIM Free. Por outro lado, outra das novidades neste campo é o facto de já ter sido possível desencriptar a ramdisk do iPod Touch e do iPhone. As vantagens disto? Possibilitar o aperecimento de novas ferramentas (gratuitas) alternativas ao processo pago da iPhone SIM Free, mais rapidamente, tornando o processo de "unbricking" mais facilitado e acessível a todos (pelo menos para os felizes possuidores deste belo gadget).



Technorati Tags: , ,

0 Response to "Novidades do gadget mais apetecível... o iPhone"