NeoOffice 2.2.2

Sem dúvida alguma que uma das melhores suites de produtividade para o Mac OS X é o NeoOffice. O NeoOffice é baseado no OpenOffice, mas não tem qualquer dependência do X11, ao contrário da versão do OpenOffice para Mac. É certo que o OpenOffice está igualmente a desenvolver uma versão do OpenOffice para Mac, baseada em Aqua, mas que ainda está cheia de bugs.



 Neojava Images Ship2



Neste momento não tenho qualquer dúvida em recomendar o NeoOffice como uma boa alternativa ao Office 2004 for Mac da Microsoft, embora o iWork'08 da Apple, esteja igualmente muito bom. Fico a aguardar o Office 2008 para Mac, para ver se a minha escolha se mantém.



Foi entretanto lançada esta semana, uma nova versão do NeoOffice (2.2.2) que acrescenta alguma estabilidade e performance à anterior versão assim como oferece um suporte mais completo para os novos formatos do Microsoft Office 2007, embora, e se querem a minha opinião, os formatos nativos do NeoOffice (o formato Open Document Format), continuem a oferecerem vantagens e velocidade sobre os formatos "Microsoft Office 2007". Usem apenas os formatos "Microsoft Office 2007" quando tiverem que partilhar os vossos ficheiros com alguém que apenas use essa mesma plataforma.




 Neojava Images Sample-1



Na minha opinião, o NeoOffice (e consequentemente o OpenOffice) apenas terão que evoluir um pouco mais o suporte que oferecem para visualização de mudanças no documento (vulgarmente designado por Track Changes), que deveria ser implementado de uma forma mais user-friendly. Quer no Pages'08, quer no Microsoft Office, as alterações são mostradas ao utilizador em forma de "balões" no lado do documento, enquanto que no NeoOffice estas são mostradas directamente no texto, prejudicando a legibilidade do mesmo. Não sei se isto estará diferente no OpenOffice 2.3.




Vtcsjdmdieeemultimedia Cameraready-V1-1-1.Pages


Vtcsjdmdieeemultimedia Cameraready-V1-1-2.Doc - Neooffice Writer


Enfim, uma alternativa gratuita, a diversas suites de produtividade existentes para Mac OS X.







Technorati Tags: , , , ,

0 Response to "NeoOffice 2.2.2"