iPhone em França
Estava aqui a ler os feeds e passei os olhos pelo Slashdot por um artigo que chamou claramente a minha atenção.
Este artigo alerta para a possibilidade do modelo de negócios usado até então pela Apple para a comercialização do iPhone, não ser possível de usar em França. Aparentemente, e segundo a lei francesa, todos os telefones móveis devem ser passíveis de ser adquiridos numa versão desbloqueada. A Apple não vai poder vender os telemóveis desbloqueados em França, uma vez que assinou um contracto de exclusividade com a AT&T por um período de 5 anos, e como tal se começasse a vender iPhones desbloqueados "curto-circuitava" este acordo, criando a existência de mercados paralelos.
Não sei até que ponto, outros países da UE terão o mesmo tipo de legislação, mas dado o ênfase que a própria UE coloca sempre na criação de medidas legislativas que impeçam a livre concorrência, devem existir países em situações semelhantes (digo devem, mas não sei se existem de facto).
Eu até posso concordar com o facto de apenas existirem versões bloqueadas de iPhones, e que estão "agarradas" a um determinado operador, apenas se no final do período do contracto, eu puder desbloquear o mesmo, e usá-lo com o operador que eu quiser. Aliás é isso que acontece nos dias que correm. Será que o modelo será aquele que será seguido pelo iPhone? Se não fôr, estará a Apple a violar mais alguma norma europeia, e quais serão as consequências disso mesmo?
Já deu para perceber, que todas as tentativas que foram realizadas para desbloquear o iPhone, vão ser rapidamente resolvidas com os updates que a Apple vai lançar, e que quem tiver desbloqueado o iPhone, e resolver instalar esses mesmos updates, será rapidamente convertido no dono de um "iBrick" state-of-the-art.
O iPhone não deixa de ser um belo aparelho, mas ao que parece, o seu lançamento europeu não será tão livre de problemas como aconteceu do outro lado do Atlântico. Veremos que problemas irão ocorrer durante os próximos tempos, por aqui no velho continente...
0 Response to "iPhone em França"
Postar um comentário