iPhone em França

Estava aqui a ler os feeds e passei os olhos pelo Slashdot por um artigo que chamou claramente a minha atenção.


Este artigo alerta para a possibilidade do modelo de negócios usado até então pela Apple para a comercialização do iPhone, não ser possível de usar em França. Aparentemente, e segundo a lei francesa, todos os telefones móveis devem ser passíveis de ser adquiridos numa versão desbloqueada. A Apple não vai poder vender os telemóveis desbloqueados em França, uma vez que assinou um contracto de exclusividade com a AT&T por um período de 5 anos, e como tal se começasse a vender iPhones desbloqueados "curto-circuitava" este acordo, criando a existência de mercados paralelos.


Não sei até que ponto, outros países da UE terão o mesmo tipo de legislação, mas dado o ênfase que a própria UE coloca sempre na criação de medidas legislativas que impeçam a livre concorrência, devem existir países em situações semelhantes (digo devem, mas não sei se existem de facto).


Eu até posso concordar com o facto de apenas existirem versões bloqueadas de iPhones, e que estão "agarradas" a um determinado operador, apenas se no final do período do contracto, eu puder desbloquear o mesmo, e usá-lo com o operador que eu quiser. Aliás é isso que acontece nos dias que correm. Será que o modelo será aquele que será seguido pelo iPhone? Se não fôr, estará a Apple a violar mais alguma norma europeia, e quais serão as consequências disso mesmo?


Já deu para perceber, que todas as tentativas que foram realizadas para desbloquear o iPhone, vão ser rapidamente resolvidas com os updates que a Apple vai lançar, e que quem tiver desbloqueado o iPhone, e resolver instalar esses mesmos updates, será rapidamente convertido no dono de um "iBrick" state-of-the-art.


O iPhone não deixa de ser um belo aparelho, mas ao que parece, o seu lançamento europeu não será tão livre de problemas como aconteceu do outro lado do Atlântico. Veremos que problemas irão ocorrer durante os próximos tempos, por aqui no velho continente...




Technorati Tags: , , ,

0 Response to "iPhone em França"