NetNewsWire

Depois de me terem falado tão bem sobre este programa, resolvi experimentar (um pouco de pé a trás, pois actualmente uso o Google Reader).

O NetNewsWire é um leitor de "feeds RSS". A ideia é simples: Adicionamos os endereços dos sites que costumamos visitar frequentemente (mais concretamente o endereço RSS desse site) e voilá!: O NNW faz o resto, ou seja, é possível organizar as feeds por temas, ver todas entradas das várias feeds não lidas, etc.

Os pontos fortes deste programa são:

  • Integração com o Spotlight. Para mim, é extremamente útil, apesar de ter achado a indexação lenta (sem bem que é compreensível)
  • Integração com o NewsGator reader, um leitor de RSS que é acedido pela web.
Por sua vez, não gostei de:
  • Repetição de tarefas ou funções inúteis. Por exemplo, o NNW pode descarregar automaticamente os ficheiros audio/imagem presentes na feed de um podcast e passá-los para o iTubes. Boa! E não é bem mais fácil adicionar o feed directamente no iTunes?
  • Para um programa que se pretende simples, q.b., considero que 30 megas de espaço em disco é ligeiramente exagerado.
O NetNewsWire tem um custo de $29.95 (cerca de €21), mas existe uma versão gratuita "Lite" que pode ser descarregada aqui.

Para já, e apesar de nunca ter sido muito favorável a serviços only-web-based, vou continuar a usar o Google Reader pois dá-me uma maior flexibilidade para poder consultar as minhas feeds em qualquer lado, independentemente se tenho o portátil por ali ou não..

1 Response to "NetNewsWire"

  1. Unknown 18 de junho de 2007 às 06:39
    Viva,
    já conhecia o NetNewsWire. Não gostei pelo facto de ser comercial.
    No entanto apresento-vos como alternativa o Vienna (http://www.opencommunity.co.uk/vienna2.php).
    Um abraço.