Problemas de acentos nas partilhas SMB

Como devem saber, no ISCTE temos áreas partilhadas para diversos fins. Acontece que se seguirmos os procedimentos correctos para nos ligarmos a essas partilhas, por exemplo seleccionando Connect to Server no Finder (Command+K)
podemos ter problemas com a partilhas que têm no seu nome acentos, etc, e no ISCTE existem várias dessas partilhas...
Parece que o problema tem a ver com a converção incorrecta de caracteres especiais feita para o SMB. E eu que pensava que se usava Unicode no SMB!? Onde estará o gato? Por essas e por outras a Apple recomenda usar nomes sem caracteres especiais nas partilhas. Isto é particularmente importante, segundo parece para MAC OS pré X. Uma alternativa seria o Centro de Informática implementar AFP - Apple Filing Protocol em paralelo com o SMB. Parece ser bastante simples e facilitaria a vida ao MACtenianos. Aqui fica o desafio...
Andando em frente... Ao fim de algumas hora a tentar ligar-me a uma partilha seguindo as opções dos menus do MAC e a tentar editar URL à mão com %20 para espaços e %81 para o caracter 'á', etc, etc, cheguei a uma solução que funcionou ainda não sei como.
Parece que os caracteres especiais dão problemas, mas que se escrevermos os nomes das pastas sem esses caracteres, o MAC consegue ligar-se. Ou seja a partilha SMB apartir do MAC além de ser 'Case Insensitive', ignora caracteres especiais, quando não usados, mas se usados dá bronca. Será isto um erro!?
De qualquer maneira aqui fica a sugestão
Escrever os nomes das partilhas sem acentos e 'c' em vez de 'ç'. Para as pastas dos ISCTE teriamos (se precisarmos delas todas) que fazer as seguintes ligações:
smb://areas.iscte.intranet/A minha pasta pessoal
smb://areas.iscte.intranet/A minha pagina Web
smb://areas.iscte.intranet/Disciplinas
smb://areas.iscte.intranet/Os meus grupos
smb://areas.iscte.intranet/As paginas Web dos meus grupos
smb://areas.iscte.intranet/Os meus parceiros
smb://areas.iscte.intranet/As paginas Web dos meus parceiros
smb://areas.iscte.intranet/Seguranca
smb://areas.iscte.intranet/Ajuda
Desconheço se existem mais partilhas SMB...

7 Response to "Problemas de acentos nas partilhas SMB"

  1. Carlos Serrao 30 de abril de 2007 08:22
    Grande Rui Marinheiro...
    Isto sim, isto é que é um hack com qualidade.
    Muito muito obrigado!
  2. Picuinhas 30 de abril de 2007 09:57
    Eh, eh! Não é um erro. É que, por causa desses problemas, temos uma série de nomes alternativos para as partilhas. Alguns deles com menos de 14 caracteres, por causa do Windows NT. Mas a verdade é que a coisa é tão técnica que nunca colocámos a informação em lado nenhum. Esperávamos que alguém mais preguiçoso que o Rui perguntasse. Vai daí, o primeiro foi o Rui e não perguntou: descobriu.
  3. Picuinhas 30 de abril de 2007 09:58
    Os nomes alternativos são na realidade partilhas escondidas dos mesmos directórios. Esqueci-me de dizer.
  4. Rui Marinheiro 30 de abril de 2007 10:13
    Agora percebi porque funcionou! Bem me parecia estranho. Existem mais algumas pastas escondidas!? As das Disciplinas é uma delas...
    E já agora, porque não instalar AFP? O windows server 2003 permite partilhas SMB e AFP das mesmas pastas em simultaneo...
  5. Picuinhas 30 de abril de 2007 10:46
    Bem, o servidor é SUSE 10.x... Neste momento nem sei se tem suporte para AFP (que, confesso, não conheço).
  6. Carlos Serrao 30 de abril de 2007 16:45
    Acho que podemos "viver" assim... como está neste momento até funciona.
  7. Rui Marinheiro 30 de abril de 2007 17:31
    Pois SUSE 10.x... já estou a ver onde deu problema. Afinal desta vez nem foi o windows, coitadinho ;-)
    O AFP é Apple Filing Protocol. A alternativa durante muitos anos ao SMB (CIFS) da Microsoft para partilha de ficheiros! Existe uma solução opensource para AFP em unix: Netatalk, que faz AFP e um pouco mais para clientes MAC.