Quicksilver

Um dos primeiros programas que me foram recomendados quando mudei para Mac, foi o Quicksilver.É uma ferramenta fantástica que vale a pena instalar.

Numa primeira abordagem, o Quicksilver é um "launcher", isto é, um programa que permite abrir fácil e rapidamente todo o tipo de aplicações, informações, etc. Contudo é difícil de descrevê-lo com rigor, uma vez que pode ser "moldado" às necessidades de cada utilizador.

A ideia inicial é definir um conjunto de teclas que abra uma pequena janela da aplicação que está a correr em background. (Eu pessoalmente uso Option + Tab, mas é configurável.).


Depois de aparecer no ecran a pequena janela, basta escrever o nome da Aplicação, Ficheiro, nome de um Contacto, etc que se pretende abrir e voilá! O sistema de indexação é poderoso e é inteligente, isto é, vai aprendendo os nossos hábitos. Reparem que bastou que eu escrevesse "W" para que o Quicksilver me sugerisse o Word..

É esta a grande vantagem; é possível abrir qualquer coisa, usando apenas letras iniciais.. Neste caso, ao inserir a letra "C", vejo uma lista de tudo o que é mais relevante com a letra C.

Um último exemplo, a título exemplificativo:
Quando escrevemos um nome, aparece-nos a uma lista com todos os contactos que coincidem com esse nome, assim como e-mails..etc..


É de facto uma excelente aplicação e pode ser descarregada a partir daqui.
PS- Existem várias vídeos que explicam ao pormenor como tirar o maior partido do Quicksilver. Está aqui um bom. ;)

5 Response to "Quicksilver"

  1. Unknown 28 de abril de 2007 às 10:33
    Podias era ter escondido as pastas do desktop com o software pirata e com o os conteúdos não autorizados e não legais ;-)
  2. Rui Marinheiro 28 de abril de 2007 às 16:47
    Parece interessante. Mas o spotlight já faz isso em parte, não!? E chega-se lá rapidamente por command+space...
  3. Unknown 29 de abril de 2007 às 07:38
    Rui, o spotlight é fixe, mas o Quicksilver é bastante mais poderoso. Ora tenta lá fazer isto no spotlight: seleccionar uma série de documentos, de sitios distintos na tua área, e enviá-los por email, para um determinado destinatário.
    Não consegues pois não? No Quicksilver é brincadeira de crianças.
  4. Rui Marinheiro 30 de abril de 2007 às 07:02
    Carlos, correcto. Sem duvidas nesse aspecto. Já agora, sabem se esta aplicação usa a informação indexada pelo spotlight, ou se cria uma nova? Ficaria um pouco preocupado, por questões de performance, por saber que tinha dois indices em paralelo a serem construidos em backgound :-(
    Duvida identica tenho em relação ao Google Desktop...