Cuidado com o update 10.5.5 (Mac OS X Leopard)

Ontem ao final do dia, tive o mais estranho dos problema com o meu Macbook Pro. Algo que nunca me tinha acontecido até então, apesar de, de quando em vez ter os seus "freezes". Nada que um restart (mesmo à bruta) não tivesse resolvido.


Passo a explicar o que aconteceu...


Ontem, quando saí do meu gabinete no ISCTE para ir dar uma aula, fechei a tampa do Mac, como habitual, o mesmo entrou em stand-by (sleep mode), e quando cheguei à sala de aula, abri a tampa e o sistema "acordou". Pediu a introdução do login e da password, como era habitual, e passados poucos segundos, o computador pura e simplesmente desligou-se. Assim, sem mais nem menos...


Achei aquilo muito estranho, e tentei ligar de novo o computador. O mesmo começava a arrancar, por vezes mesmo depois do login, e voltada a desligar-se. Tentei por diversas vezes, com bateria, sem bateria, com bateria e alimentação e o resultado era sempre o mesmo.


Era estranho ser um problema de bateria, pois a mesma estava carregada a 100% e em excelentes condições - pois fora trocada à pouco tempo. Seria um problema de hardware, o que eu achava estranho, pois nada de excepcional tinha ocorrido com o mesmo.


Fiquei a saber no processo de experimentação, que não devemos usar o Macbook Pro sem a bateria, pois existem determinadas funções do portátil que depende da mesma. Isto foi algo que li num forum, mas não confirmei a partir de um fonte mais oficial.


Quando mais tarde cheguei a casa, o problema persistia... ou seja, ligava, e ele desligava-se automaticamente.
Até que resolvi experimentar algo, que não sei porquê, parece ter resultado:



  1. Retirei a bateria;
  2. Liguei o Macbook Pro à alimentação;
  3. Introduzi a bateria;
  4. Liguei o Macbook Pro.

Para minha surpresa, tudo voltou aparentemente ao normal. Deixei o mesmo toda a noite ligado, a fazer backups, e nem uma única vez foi abaixo. Usei igualmente o mesmo, apenas em modo bateria, e tudo funcionou na perfeição.


Depois de esgravatar um pouco na web e nos fóruns (aqui e aqui), descobri que existem pessoas com o mesmo tipo de problemas que eu, e tudo aponta para que seja um problema introduzido pelo mais recente update do Leopard (10.5.5). Apesar de isto ainda não estar confirmado, o que eu aconselho é a que não instalem ainda o update, e que esperem um pouco mais até que se saiba a verdadeira origem deste problema.

1 Response to "Cuidado com o update 10.5.5 (Mac OS X Leopard)"

  1. Kazozy 30 de janeiro de 2009 às 11:11
    Novo blog de divulgação de Freeware Mac:
    http://freeapps4mac.blogspot.com/