Safari 3.1, Firefox 3b4 ou Opera 9.5b

safari-logo.jpgff-logo.jpgopera-logo.jpg


Estou convencido que não sou o único utilizador da plataforma Mac OS X que se depara com este dilema - que browser usar?


Existem diversas opções para Mac OS X, emboras as mais conhecidas sejam (por razões óbvias) o Safari, o Firefox e o Opera. No meu caso, tenho quase sempre optado ou pelo Safari ou pelo Firefox. Mas escolher entre estes dois, qual o que usar como navegador por defeito no Mac OS X, não é decerto uma tarefa fácil, e os critérios de escolha nem sempre são os mais racionais.


Nos últimos tempos tenho-me defrontado diversas vezes com este dilema, e são diversas as vezes que altero o meu navegador por defeito no sistema. É irritante...


Gosto muito do Firefox. Em particular, o novo Firefox 3b4, promete muito. É veloz, muito veloz. E existem inúmeros temas e extensões que podem ser utilizados para oferecer ao FF um maior leque de funcionalidades.


Por outro lado, o Safari 3.1 é igualmente muito bom, rápido e tem a particularidade de estar perfeitamente integrado no sistema operativo. Infelizmente não tem as extensões que o FF tem, embora exista uma que é particularmente boa, e que eu aconselho vivamente - o Saft.


O Safari utiliza melhor os recursos do Mac OS X (outra coisa não seria de esperar) do que o FF. Por exemplo, quando carrego páginas com filmes Flash no Safari e no FF, consigo ver perfeitamente a diferença entre ambos. No FF o consumo de CPU e de memória é muito superior do que no Safari.


Mas não consigo passar sem as minhas extensões do FF. Por exemplo o StumbleUpon... ninguém arranja nada disto para o Safari?


É por isso que a escolha não é fácil.


E vocês? Quais as vossas preferências de browser para Mac OS X?

3 Response to "Safari 3.1, Firefox 3b4 ou Opera 9.5b"

  1. Ricardo Moreira de Carvalho 28 de março de 2008 às 05:09
    Uso 2: FF para desenvolvimento (devido aos fantásticos plugins que aindam por ai) e o Safari para uso pessoal/lazer.

    Abraço!
  2. Marno 13 de abril de 2008 às 18:24
    Sou novato no Mac e estou com dificuldades para rodar o plugin do java no Firerox versão 2. Poderiam me ajudar??
  3. Anônimo 2 de maio de 2008 às 21:40
    Pois é! Tambem estou neste dilema!
    Sou grande adepto ao FF, porem o Safari eh bem mais compativel com o SO. Para que o safari ganhe minha nota máxima só tem que ter duas teclas de atalho!
    Cmd + numeros para alternar as abas e uma tecla de atalho para poder limpar historico + cache + Cookies.