Invulnerabilidade...

... é coisa que não existe neste mundo!


Para quem julgava que tinha um sistema invulnerável, apenas porque tinha optado por um Mac, aqui fica uma prova de que afinal não existem sistemas invulneráveis. Nada disso...


Infelizmente este é um dos preços a pagar à medida que essas mesmas plataformas vão crescendo em popularidade, e como tal tornam-se alvos cada vez mais atractivos. É o que parece estar a acontecer com o outrora "mundo seguro" dos Mac.


Em Vancouver, na conferência CanSecWest, um atacante (Charlie Miller) ganhou um prémio por ter conseguido atacar e quebrar um MacBook Air em apenas 2 minutos (bem, na verdade foi necessário um dia e dois minutos), ao que parece (uma vez que os detalhes não são revelados devido a um NDA) explorando uma vulnerabilidade do Safari.







200803280118.jpg


Como é óbvio, poderemos estar aqui com longas discussões a argumentar o porquê de num concurso em que estavam frente a frente, o Windows Vista Ultimate SP1, o Linux Ubuntu 7.10 e o Mac OS X 10.5.2, ter sido este último o primeiro a ceder. Até porque foi este o primeiro a ser atacado...


Mas não deixa de ser um importante aviso, para a Apple, e para todos os utilizadores Mac (eu incluído) que não existem plataformas invulneráveis. E este sentimento de invulnerabilidade que (normalmente) envolve os utilizadores que optaram por plataformas não-Windows, cada vez menos tem razão de ser.


Para a Apple, fica desde já a nota, de que se quiser continuar a crescer em popularidade (e consequentemente em número de produtos comercializados) vai igualmente ter que colocar a "segurança" no topo das suas prioridades.



0 Response to "Invulnerabilidade..."