Remote Desktop Connection

Confesso que fiquei tão desesperado com o RDC - Remote Desktop Connection da Microsoft, que desisti de o usar de todo. Cheguei a pensar em instalar uma aplicação VNC, mas acabei por ter outras prioridades. No entanto desde ontem está disponível a versão beta 2.0 para download. Indescritível, as diferenças de funcionalidades, rapidez e qualidade de imagem são abismais, para dizer pouco. Ainda não tive tempo de explorar a fundo o novo RDC, e até já tive um crash, mas esta é das situações em que, quanto a mim, o risco de instalar uma versão beta compensa.

Google Desktop Search vs. Spotlight

Quando mudei para um Macbook Pro com Mac OS X, aquilo que me despertou mais a atenção foi uma "lupazinha maravilhosa" que se encontra no menu superior, no extremo direito do mesmo - o Spotlight.

Achei que de facto, a facilidade de acesso a pesquisas no Mac OS X eram algo de fora do normal, para um utilizador de Windows, e poderia pesquisar toda a informação no meu sistema, num abrir e fechar de olhos. Ilusões...

À medida que a utilização do Mac OS X vai sendo mais intensiva, em que vamos tendo mais documentos e mais emails, a performance do Spotlight vai-se degradando, chegando a um ponto que é desesperante. Isto é, de cada vez que recorremos ao Spotlight para fazer uma pesquisa, aquilo que no início demorava breves segundos (2 ou 3 segundos) para responder, passa a demorar 15 ou mais segundos. Existem ferramentas, que permitem que se apague a indexação original criada pelo Spotlight, e permitindo que o mesmo a crie de raiz. Talvez este processo melhore a performance do mesmo, não sei. Confesso que não experimentei. O que fiz foi tentar encontrar alternativas para o Spotlight.

Encontrei duas interessantes. Uma delas é o já bem conhecido Quicksilver. A outra é o Google Desktop Search.

Apesar do Quicksilver ser uma excelente ferramenta para o Mac OS X, um verdadeiro canivete suíço da produtividade, não é uma ferramenta de pesquisa na verdadeira acepção da palavra. É uma ferramenta que vai aprendendo com o utilizador e com as suas preferências pessoais, e que depois facilita o acesso a essa mesma informação. Mas se eu por exemplo, quiser saber em que email, é que tenho guardado os parâmetros de acesso a um servidor de base de dados, que me foi enviado à 2 meses atrás, o Quicksilver não é a ferramenta ideal para este tipo de pesquisas.

Google Desktop

Quando a Google lançou o Google Desktop para Windows, eu adoptei-o de imediato como ferramenta de pesquisa para Windows. Quando a Google fez o mesmo para o Mac OS X, fiquei um pouco renitente em usá-lo de imediato, até porque o Spotlight estava aí para as "curvas". Mas com os problemas de performance do Spotlight a agravarem-se não tive outra alternativa que não ceder, e instalar a mesma.

Como é apanágio do Google Desktop, o processo de indexação inicial é um pouco moroso, e "puxa" um pouco pela máquina. No entanto, findo este processo, as pesquisas efectuadas no nosso desktop são de facto muito mais rápidas do que no Spotlight. Qualquer pesquisa efectuada até ao momento, mesmo algumas bastante complexas, que envolvem pesquisas em email, são bastante rápidas, e a resposta do Google Desktop Search pode ser obtida em 1 ou 2 segundos. Fabuloso.

Resta saber, se com a utilização do Mac, com mais emails a chegarem, com mais ficheiros a serem criados, modificados e apagados, se a actual performance do Google Desktop Search se manterá. Para já, tem sido uma muito agradável surpresa.


Technorati Tags: , , , , , , ,

Vendas vs. Activações do iPhone

Algumas coisas têm vindo a lume, sobre o facto de que as vendas de iPhones afinal não estariam a correr tão bem quanto isso. A AT&T revelou recentemente que durante os dois primeiros dias de vendas do iPhone, apenas 146.000 haviam sido efectuadas, abaixo das previsões dos analistas, o que veio causar alguma estranheza perante o sucesso de vendas do iPhone. Relembre-se que o iPhone começou a ser comercializado no dia 29 de Junho.

 Iphone Gallery Images Gallery1 Hires20070621

Ora bem, sobre isto há que considerar o seguinte:
A AT&T registou 146.000 activações nos dois primeiros dias - não há dados sobre o número actual de activações - e já passaram mais de 2 dias;
A Apple anunciou, que vendeu nas primeiras 30 horas, cerca de 270.000 iPhones. Logo é natural que haja uma diferença entre o numero de vendas e de activações, até porque há pessoas que não activaram e provavelmente não vão activar o iPhone para ser usado como móvel. Provavelmente vão preferir usá-lo como um iPod normal, e até como um dispositivo de bolso de navegação na Internet sem fios. Como podem ver, afinal a diferença não é tão significativa;
Houve problemas, já reconhecidos pela AT&T, com o processo de activação do iPhone, o que levou a que muitos iPhones não tivessem podido ser activados imediatamente, o que que decerteza tem influência nestes números agora divulgados;
E certo que o iPhone não é perfeito. A recente descoberta de um problema de segurança grave, é um problema que a Apple terá que resolver no muito curto prazo. Mas qual é a empresa de software ou de hardware que se pode gabar de colocar produtos no mercado, sem qualquer tipo de falhas. Era algo de esperar… e de certeza que nos próximos dias surgirão patches para o resolver… e depois novos problemas serão encontrados… é o habitual;
Contrariamente ao que se esperava, não é nada fácil desbloquear o iPhone para funcionar com outra operadora. Logo, o iPhone até é um produto bastante robusto a este ponto;
Os resultados financeiros da Apple, são os melhores de sempre. A empresa surpreendeu como nunca. Os analistas financeiros aconselham a compra de acções da Apple. A empresa, espera vender o iPhone 1 milhão no final de Agosto, e vender 10 milhões até ao final de 2008, isto depois do produto já ter entrado no mercado Europeu.

Bem face a isto, não me parece de todo, que a Apple esteja em maus lençóis ou pelas horas da amargura. Não tenho pena deles. Só tenho pena de não ter acções da Apple para poder vender daqui a uns tempos.

Quanto aos bugs do iPhone, ainda bem que estão a ser descobertos e corrigidos agora. Deixem os americanos levar com os bugs todos, que quando o iPhone chegar à Europa já vem menos buggy. Fica o consumidor europeu a ganhar com isso (aqueles que considerem comprar um iPhone, claro está).


Technorati Tags: , ,

Parallels 3.x and Cisco VPN 4.9x

I often use Cisco VPN to connect to my University network when I am outside.
Status  Connected | Vpn Client - Version 4.9.01 (0030)

The problem is that after I had installed Parallels 3, Cisco VPN stopped working, giving the most strange message when I started the program...
 Sites Default Blog 20070611-Ciscovpn-01

This problem was driving me crazy...
Well looks like I'm not the only one.
After googling for a while I found this solution that seems to work.
If you have this problem, give it a try.

Technorati Tags: , , , , , ,

Is this your first Mac?

Is this your first Mac? Are you a Windows user and are too scared to take the next step - changing to the Mac? Well, don't be!

A new site, called MyFirstMac.com, is the home for new and prospective Mac users, independent from Apple. According to the site authors, MyFirstMac.com is "[...] a place where new Mac users can find comprehensive, unbiased information about using a Mac, and Mac Pros can share the years of wisdom they have acquired".
Looks nice, and from the little round I made of the site it contains useful information - definitely a good and handy resource.

Technorati Tags: ,

New update for Microsoft Office 2004 for Mac

Microsoft has just released an update for Microsoft Office 2004 (11.3.6) for Mac that brings some security improvements for both Excel 2004 and Entourage 2004.


Technorati Tags: , ,

Removing Mac OS X applications

Mac OS X makes installation and removal of applications fairly simple. To install an application you just need to drag it to the Applications folder, and to remove it, you just need to drag the application to the Trash.
When you drag the application to the Trash, the application is removed, however there are always some application-related files (such as preferences) which are left behind - this causes unnecessary disk space to remain occupied.
Fortunately there are two applications (that I know of) which can be used to solve this problem.
One of the applications is AppZapper. AppZapper is a shareware tool (that costs $12,95) that can be used to remove Mac OS X applications. You simply drag and drop the application to remove to AppZapper, and it finds all the files related to the application and removes them.

The second suggestion is AppTrap. This tool is freeware (and by the way, open-source), and it's a script that intercepts the drag and drop action from an application from the Applications folder, and performs a complete deletion not only of the application, but also of the associated files.
Both work perfectly on my system (Mac OS X 10.4.10).

Technorati Tags: , , ,

As entranhas de um iPhone

Não me deixa de surpreender toda a euforia que se gerou em volta de um "electrodoméstico" (como o Nuno Markl, já chegou a apelidar), mas o que me surpreende mais é que se gaste uma pipa de massa num iPhone, apenas pelo simples prazer de... o esventrar.

Picture 7

De certeza que é o que todos os concorrentes directos vão fazer, verificando cuidadosamente cada milímetro do interior do telefone mais sexy do mundo, e verificar como podem replicar algumas das soluções nos seus próprios produtos.
Vale a pena ver.