iTunes U

Aqui está uma notícia que nos interessa a todos que fazemos parte do Mundo Universitário. A Apple lançou o iTunes U, uma área dedicada dentro da loja de conteúdos iTunes, ondem podem ser encontrados conteúdos gratuitos tais como lições de diversos cursos, demonstrações em laboratório, notícias universitárias e visitas a campus da alguns dos colégios e universidades de topo norte americanas tais como Stanford University, UC Berkeley, Duke University and MIT.
A press release oficial da Apple pode ser consultada aqui.

Agora a provocação: que tal os docentes do ISCTE começarem a fazer o mesmo? O que acham?

Porque mudei para Mac?

Já me perguntaram várias vezes por que mudei para Mac. A resposta é fácil, mas para aqueles que não estão ainda convencidos, basta ver alguns dos "bons" exemplos que "aquela outra empresa que fabrica uma coisa a que chama sistema operativo" dá aos seus clientes.

Actualização de Segurança Maio 2007

A Apple lançou dia 24 uma nova actualização de segurança para o MAC OS X.

Segundo os notas da actualização, são corrigidas 17 falhas que poderiam permitir a execução de código malicioso se fossem exploradas com sucesso. Entre estas, encontra-se um bug nas funções CoreGraphics (uma framework de ambiente gráfico) que pode ser despontado por um arquivo PDF malicioso. Outra falha, localizada no programa iChat, permite a invasão da rede local.

Este é o quinto pacote de actualizações lançado em 2007. A actualização está disponível no"Software Update" ou aqui.

"Rebuild" das miniaturas do iPhoto

Deparei-me hoje com uma grande lentidão do iPhoto (versão 6). Já me tinha acontecido duas vezes, mas o próprio software o reconheceu, pedindo-me, automaticamente, para fazer um rebuild das miniaturas das fotografias. No fundo, o rebuild consiste em criar imagens mais pequenas para poderem ser rapidamente manipuladas (quando temos a vista em grelha).

Como desta vez o iPhoto não me dava indicações para fazer o rebuild automático, fui googlar e voilá!: Basta pressionar a tecla Command (Maça) + Option (alt) e depois abrir o iPhoto. De seguida, o iPhoto irá perguntar quais as rebuils que queremos fazer. :)

O nosso metereologista pessoal!!!



Numa altura em que as condições climáticas do nosso planeta são cada vez mais instáveis dá algum jeito sabermos sempre de antemão o que nos reserva o Tempo.
Existem diversas aplicações para isso e inclusive o Mac OS X já traz de origem um widget para o Dashboard com isso mesmo. No entanto nem todos recorremos muito ao Dashboard para isso, e portanto aqui fica uma aplicação freeware que se pode instalar na menubar de sistema e ter sempre por lá as condições climatéricas actualizadas. Esta aplicação dá pelo nome de Meteorologist e pode ser descarregada gratuitamente a partir daqui.
Depois de instalada, só precisamos de a configurar com o local a que queremos ter acesso ao Tempo e pronto, já está.

Firefox com esteróides

Se são como eu e preferem o Firefox ao Safari no Mac OS X, então vão gostar desta dica. Existe um site que distribui uma versão do Firefox especialmente compilada e optimizada para as diversas plataformas de hardware: Power G4, Power G5 e Intel.
Podem encontrar as diferentes versões aqui.
Get Firefox!

Substitutos do Finder

O sistema operativo Mac OS X vem com um gestor de ficheiros por defeito que dá pelo nome de Finder. O Finder torna-se por vezes demasiado limitado para um conjunto de operações que o utilizador deseja realizar (por vezes é mais fácil abrir o Terminal e trabalhar a partir daí).
Felizmente existe um conjunto de aplicações que podem ser utilizadas como substitutos do Finder. Infelizmente os melhores são Shareware, e como tal exigem o pagamento de uma pequena quantia (mas que vale a pena).
Aqui estão dois para os quais vale a pena olhar: PathFinder e ForkLift.
PathFinder

ForkLift

O MAC com cafeina...

Eu acho que deve ser dos utilitários mais antigos da MAC, mas não estou certo. Por isso nem sei se trago aqui uma grande novidade. No entanto dá-me muito jeito e ainda por cima é gratuito.
Chama-se Caffeine
Fica ao lado direito do menu com um icon, e ao se carregar nele impede-se que o MAC adormeça, ou baixe a iluminação.
É uma alternativa excelente a termos que estar a mudar a configuração de bateria...

iChat <-> MSN, GTalk, Yahoo

Este fim de semana fiquei com o iChat a comunicar com o MSN, Yahoo e GTalk.
O truque é simples. Como o iChat fala Jabber, podemos usar um servidor Jabber para o efeito. Pode ser um proprio, ou então o de outrem (sim, existem alguns).
Nesses servidores (ou até noutros! Sim é possivel) usam-se então Gateways para os outros serviços (MSN, Yahoo, etc...)
Acho que não vale a pena estar a escrever aqui um tutorial, a não ser talvez um podcast do Carlos Serrão ;-), pois já existe um bastante bom em:
http://allforces.com/2005/05/06/ichat-to-msn-through-jabber/
No entanto estes links também são bastante uteis:
http://www.macosxhints.com/article.php?story=20060918092954170
http://www.macosxhints.com/article.php?story=20050505025440436
http://www.macosxhints.com/article.php?story=20060918092954170

Lista de atalhos do teclado

Vi na ML do Pedro Aniceto um link que mostra a listagem completa de atalhos do teclado. Está aqui.

Cada vez somos mais...

Parece que a Apple está a crescer em termos de vendas de computadores portáteis. Cada vez mais Mac switchers.
Notícia aqui.

Emagrecer para poupar espaço...

Quantas e quantas vezes não somos confrontados com o problema de falta de espaço em disco. Eu próprio quando começo a ver o espaço livre a baixar a fasquia dos 20 gigas, começo a entrar em “pânico”.
Pois bem, a pensar nisso mesmo – poupança de espaço – encontrei à algum tempo atrás uma aplicação que dá pelo nome de Xslimmer e que permite reduzir o tamanho das nossas aplicações.
Não vale a pena alongar-me muito nas explicações até porque o vídeo fala por mim (e fala mesmo). Aqui fica mais um tutorial – que em breve se converterá num video-cast, espero eu – com a explicação detalhada.

Mais uma batalha Mac vs Vista


Mais uma comparaçao entre os dois rivais Mac e Vista da qual o Mac sai vencedor. (perdoem-me a acentuaçao mas estou num teclado espanhol)

Aplicações por defeito

Aqui ficam um mini-tutorial para poderem saber como se podem definir ou mudar as aplicações por defeito no nosso Mac OS X.

Mac OS a partir da linha de comando


Caros,
aqui ficam umas dicas sobre alguns dos comandos que podem ser usados a partir do Terminal. Alguns deles são básicos, outros são muito interessantes.
Um abraço.

Três novos anúncios Mac

Foram lançados mais três anúncios da série "Hi I'm a Mac, Hi I'm a PC", que vale a pena ver. Qual deles o mais hilariante...?

Pequeno Utilitário para fazer Sharing através de Samba ou AFS

Bom dia,

Como a maioria dos utilizadores de OS X sabe, é possível fazer share do nosso home folder através das preferências de sistema. Mas... e se nós quisermos fazer share dum outro folder? E se este folder não estivervisível no Finder? Podemos fazê-lo claro pelo terminal, à semelhança do que se faz em Linux, mas no meu caso, e estando eu muito mal habituado pela facilidade de uso que o OS X tem, procurei alternativas.

E eis que em: http://hornware.com/sharepoints/ há um pequeno utilitário que nos permite fazer exactamente isto.

No DMG vem a aplicação em si e também um preference pane. Ambos fazem a mesma coisa, sendo que o preference pane fica integrado nas preferências de sistema.

Para instalar o preference pane, bastá copiá-lo para /Library/Preference Panes. A aplicação pode ir para o "sítio do costume" (Applications).

Penso que a sua configuração é bastante fácil, mas se for do vosso agrado um tutorial, fá-lo-ei. :)

Cmd + H

Já se devem ter deparado várias vezes com a situção de terem múltiplas janelas espalhadas pelo Desktop, ou então minimizadas na Dock bar.
Descobri no outro dia (e partilho com aqueles que ainda não sabiam) a possibilidade de esconderem as vossas janelas no Desktop. Basta clicarem com o rato na janela que querem esconder e fazerem Cmd + H (ou Apple + H), que esta ficará automaticamente escondida, poupando recursos ao sistema.

O que mais detestamos na Apple

Uma pequena piada para descontrair.. Algumas até são bem verdade!

Top de 30 erros de utilização no Mac

Aqui está uma listagem muito interessante sobre alguns dos erros de utilização mais comuns que são cometidos num sistema Mac.
Vale a pena ver.

Instalar o Java Media Framework no Mac OS X

Caros, nos últimos dias precisei de compilar e instalar um software (Chillout, uma plataforma de DRM open-source desenvolvida em Java) em que era necessário instalar o Java Media Framework.
Os manuais não serviam para muito, e o que encontrei na web também não. Até que encontrei uma boa solução, que já está num pacote e pronto a instalar. Espero que vos possa ser igualmente útil. Aqui está.

Lições de Vida, por ... Steve Jobs!

Apple corrige falha no QuickTime


A Apple lançou esta terça-feira uma correcção crítica para o Quicktime, cujo problema permitiu a invasão de um Mac via browser a um hacker.

A falha é descrita pela Apple como um problema de implementação do QuickTime para Java, que poderia permitir ler ou escrever fora do espaço de memória alocado. Na prática, ao visitar um determinado site com conteúdo malicioso, este poderia desencadear um ataque ao sistema.

Tudo começou há duas semanas com um concurso de hackers, CanSecWest- Canadá, onde Dino Dai Zovi, ganhou 10 mil dólares durante o evento CanSecWest por reportar a falha. O concurso tinha como objectivo inicial levar os participantes a invadir um Mac sem o uso de qualquer programa em execução. Como ninguém conseguiu, o concurso permitiu o uso de um browser. Zoni consegui, mas não revelou os pormenores técnicos, remetendo-os para a Apple e para a Sun (já que o problema também estava relacionado com Applets Java..)

Para mim, é uma das grandes vantagens da Apple: o facto de ter uma grande flexibilidade em corrigir software. Como só têm 300 programadores e 100 beta testers, o processo fica mais ágil.

A actualização está disponível, como sempre, no "Software Update".

PS- Como a falha está no QuickTime, os utilizadores Windows também podem ser, pelo menos teoricamente, afectados..

iTunes com filmes na Europa em 2007

Parece que finalmente, a Apple irá começar a vender Filmes através da loja iTunes na Europa. O vice presidente da Apple para a Europa, Pascal Cagni, confirmou o rumor e adiantou que a data prevista é o final de 2007, numa entrevista dada ao jornal francês Les Echos.

É de salientar que o processo estava em negociações com o ministro de negócios estrangeiros do Luxemburgo, onde a iTunes Euopeia está sedeada (para pagar menos IVA..).

Pode se que finalmente seja rentável comprar o Apple TV...