The Mac Giving Tree
Nesta quadra natalícia, esta iniciativa da Macheist parece-me muito adequada.
A mim calhou-me em sorte o Enigmo 2 e o Synergy.
Nesta quadra natalícia, esta iniciativa da Macheist parece-me muito adequada.
A mim calhou-me em sorte o Enigmo 2 e o Synergy.
Vi isto no blog do Pedro Aniceto. Não resisti a colocá-lo aqui igualmente. Um documentário que conta um pouco mais desta "cultura" Apple e Macintosh, que recentemente partilho.
... por toda essa blogosfera. Steve Jobs não vai estar presente na Keynote do MacWorld 2009 e a Apple anunciou oficialmente que vai deixar de estar presente em eventos futuros. A Apple anunciou igualmente que não vai estar presente num conjunto de outros eventos a nível mundial.
Como não poderia deixar de ser muitos são os rumores que se levantam, e como não poderia deixar de ser o próprio estado de saúde do Steve Jobs acabou por saltar novamente para a ribalta. No entanto, não me parece que se este seja o principal motivo - aliás, não me parece que seja "o motivo", de todo!
O que se passa é que a Apple está a deixar de ser cada vez mais uma marca que tinha um segmento de mercado muito especializado, vocacionado essencialmente para os "apreciadores" e "seguidores" fiéis da marca, que a idolatravam, para se concentrar em segmentos mais genéricos. A Apple está a crescer...
Este crescimento é provocado, não apenas pelo sucesso de produtos como a linha de Macbook e por um produto "estrela" - o iPhone - mas igualmente por algum "abrandar" do gigante de Redmond, que teve (e continua a ter) problemas com um sistema operativo que está longe de ser a "continuação" natural do bem sucedido Windows XP. Este crescimento da Apple vai obrigar a mesma a estar um pouco mais próxima dos clientes, directamente através das diversas Apple stores abertas um pouco por toda a parte e igualmente pela sua loja online.
Por outro lado, não nos podemos esquecer da crise que está aí ao virar da esquina e que atinge já em força algumas empresas tecnológicas. A Apple não deve ser excepção à regra. E com isto procura cortar um pouco os seus custos operacionais - 2009 será certamente um ano difícil.
Mas claro, isto são apenas uns bitaites.. como toda a gente os manda, eu também resolvi fazê-lo.
Numa jogada sem precedentes para os lados da Google, o browser web da Google, o Chrome, deixou de ser um produto Beta. Isto é muito estranho, pois normalmente os produtos/serviços desenvolvidos pela Google estão na sua fase Beta durante muito tempo. Basta olhar para o próprio Gmail, que ainda está em Beta.
De qualquer forma o Chrome é um browser bastante promissor, leve e de uma simplicidade tal, à semelhança do que a Google já nos habituou. É por isso bastante atraente.
Outros aspectos bastante positivo são a sua velocidade, o facto de usar componentes de outros browsers (Webkit, e Firefox) e de ser open-source.
Agora, aguardo impacientemente por uma versão para Mac OS X. Google, isso está para breve ou não?
O site MacUpdate está a oferecer a oportunidade única de utilizadores Mac OS X poderem adquirir um conjunto de aplicações a um preço muito (mesmo muito) especial - cerca de 50 dólares (algumas destas aplicações, individualmente custam muito mais do que isto).
As aplicações que fazem parte deste "pacote" são as seguintes:
Se puderem e quiserem, aproveitem esta promoção.
Estes números, a confirmar serem reais , demonstram que a Apple e o iPhone são mesmo um caso à parte. Numa altura de crise, que tem igualmente vindo a assolar a indústria dos smartphones, o iPhone conseguiu aumentar a sua quota de mercado em cerca de 327% no Q3.
Impressionante.
(PS: não vejo a hora de ter o meu também)
Esta semana voltou a "estalar" a polémica sobre os vírus para a plataforma Mac OS X, isto porque a Apple "publicou" na sua KB uma recomendação para a utilização/instalação de múltiplos produtos anti-vírus por parte dos utilizadores Mac.
Apple encourages the widespread use of multiple antivirus utilities so that virus programmers have more than one application to circumvent, thus making the whole virus writing process more difficult.
E mais uma vez muito se disse e escreveu sobre esta questão, algumas asneiras, e alguma informação "pobre". No entanto o artigo mais esclarecido que li sobre o assunto foi este.
Para quem tem curiosidade sobre este assunto, vale a pena lerem.
Não sei se alguém já reparou, mas em Mac OS X não é possível usar correctamente o Google Maps a partir do Firefox 3. Isto porque o botão direito do rato não permite activar o menu de contexto, que permite por exemplo indicar o ponto de partida e de chegada de uma rota que estamos a tentar encontrar.
Não sei se o problema é do Firefox para Mac, ou se o problema reside no Google Maps, ou ainda na Apple. Já agora, e por curiosidade, no Opera para Mac também não funciona.
Alguém tem mais algum detalhe sobre isto?
Safari
Firefox
Opera