Pages ‘09 – uma boa tentativa, mas longe das necessidades reais

Talvez o título não seja o mais adequado ou até mesmo justo para com a nova versão do programa de processamento de texto (?) da Apple e que vem integrado com o iWork ’09, mas esta é a sensação que fica depois de o testar.


A primeira dificuldade que tenho é em apontar claramente qual é o target desta aplicação – será que se trata de uma ferramenta de processamento de texto ou será que estamos na presença de uma ferramenta de publishing. Ou será que estamos a falar de uma mistura entre ambas?


Seria tremendamente injusto se não referisse o esforço notável que a Apple fez para conseguir melhorar a anterior versão do Pages ‘08, e de certa forma conseguiu. Acrescentou novas funcionalidades, melhorou outras, resolveu alguns bugs, e até apresenta algumas funcionalidades que são únicas. Mas, se “espremermos” bem o Pages ‘09, aquilo que conseguimos retirar de lá, como funcionalidades que se pretendem ter num bom processador de texto, são muito limitadas. E passo a explicar porquê…


É difícil conceber um processador de texto que não possua funcionalidades standard como por exemplo a criação automática de headings numerados, e a geração de índices com base nesses mesmos headings. Também não existe uma forma de criar legendas (captions) de forma automática e numerada para imagens e ou tabelas, o que limita a experiência a nível do processamento de texto – principalmente a nível da produtividade. Igualmente omissa da aplicação é a criação e gestão de cross references.


Por outro lado, a Apple tentou compatibilizar o Pages ’09 com outros formatos de ficheiros – nomeadamente com o Microsoft Word (.doc). É um esforço louvável, mas ainda com muitas lacunas. Quase todos os ficheiros de Word, um pouco mais complexos, que importei para o Pages ‘09, deram alguns erros e/ou ficaram com uma formatação estranha. O mesmo acontece com o processo inverso.


Depois é difícil compreender a opção da Apple pela utilização de um formato de ficheiro proprietário (.pages) quando teria sido muito mais simples e eficiente, do ponto de vista da interoperabilidade ter usado um formato de ficheiro standard, como por exemplo o ODF, ou o mais polémico OOXML. Não tem qualquer sentido, e se o esforço vai no sentido de integrar mais os Mac (e o Mac OS X) em ambiente empresarial, decerto que a compatibilidade com os formatos existentes deveria ter sido uma das prioridades de topo. A meu ver, este é claramente “um tiro no próprio pé” da Apple.


Do meu ponto de vista o Pages tem tudo o que precisa para se tornar um bom processador de texto. É simples, rápido, leve, possui uma boa interface, está bem integrado com as restantes aplicações Mac OS X, tem um preço apetecível, etc. No entanto, e visto que lhe continuam a faltar algumas funcionalidades que considero fundamentais, só posso continuar a usar e a aconselhar o NeoOffice (um derivado do OpenOffice para Mac OS X, totalmente gratuito), ou uma alternativa comercial, o Microsoft Office 2008 for Mac (Word 2008 for Mac).


1 Response to "Pages ‘09 – uma boa tentativa, mas longe das necessidades reais"

  1. israelielanie 10 de fevereiro de 2024 às 04:58
    I would be remiss in my duty were I to ignore the amazing work that Apple performed to refine the previous iteration of Pages '08, which it sort of did. It fixed several flaws, added new features, enhanced existing ones, and even included some exclusive features. However, there are relatively few capabilities that we can get out of Pages '09—such as those that one would expect from a high-quality word processor—if we "squeeze" them tightly. I appreciate you giving your knowledge! Continue your fantastic effort! Keep sharing. I invite you to browse my website.
    Criminal Defense Lawyer Fairfax VA